LIDERANÇA AMANS: EMOCIONAR E CONVERSAR
Vivemos um momento crítico para se repensar o fenômeno da liderança. A atualização da NR-01 torna explícito e obrigatório para as empresas o cuidado com a saúde psicossocial de seus colaboradores. Mas como promover essa cultura do cuidado?
A liderança acontece por meio das relações humanas que se dão através de conversas repletas de emoções. Para o desenvolvimento da Liderança Amans precisamos resgatar duas características fundamentais das relações humanas: o emocionar e o conversar.
Perceber, nomear e intervir no mundo emocional e ter conversas conectadas sãos duas competências imprescindíveis para a liderança atual.
TRANSFORMAMOS A SUA LIDERANÇA!



OLHA SÓ O QUE VAMOS APRENDER:
Somos HUMANOS antes de líderes.

Desejamos ser melhores líderes acreditando que precisamos de mais ferramentas e novas metodologias de gestão, e esquecemos do mais importante, que somos pessoas cuidando de pessoas para alcançarmos resultados.
Pare para pensar por um instante: o que você faz o tempo todo enquanto líder? As primeiras respostas vem quase de imediato, né? Você pode ter pensando em gerir pessoas, entregar relatórios, realizar reuniões, desenvolver planejamentos etc.
Todas as coisas que você pensou – literalmente todas – têm apenas uma coisa em comum. Todas elas dependem das nossas conversas e emoções.
O que vamos aprender no Encontro 01:
- Somos feitos de corpo, emoção e linguagem;
- O exercício da liderança deixa de ser uma gestão de processos e pessoas para ser o manejo de emoções e conversas.
Liderar é MANEJAR conversas.

Para todo e qualquer resultado que desejamos alcançar existem conversas que precisamos ter – querendo ou não. O problema é que por serem tão óbvias e naturais, as estruturas das conversas são totalmente transparentes para nós.
Contudo, o sucesso ou o fracasso do atingimento desses resultados está diretamente relacionada a nossa competência de conversar. Mas então, como aprender a conversar? Quais os elementos necessários para navegarmos em conversas saudáveis que nos levem aos resultados esperados?
O que vamos aprender no Encontro 02:
- Diferenciar conversas Públicas das conversas Privadas;
- Conversas como coordenações de ações;
- Estrutura básica das conversas;
- Como atingir os resultados por meio das conversas.
CONVERSAS de liderança

Liderar é conversar o todo o tempo a fim de mediar e conciliar interesses, construindo soluções e alinhando alternativas para atender satisfatoriamente a todos os envolvidos.
O seu superior pedindo a execução de um plano estratégico, você ofertando soluções alternativas para a execução, seu time pedindo recursos, você estabelendo quais as condições de satisfação para um resultado de qualidade, conversas de feedback durante a execução dos projetos, conversas de performance na revisão anual de desempenho etc.
É importante cuidar da qualidade das nossas conversas e compromissos que fazemos no dia a dia a fim de minimizar riscos, ruídos, retrabalho, enorme desperdício de tempo e dinheiro.
O que vamos aprender no Encontro 03:
- Tipos de conversas: Acordo, Desenvolvimento, Performance, Feedback;
- Conversas de liderança adaptadas a cada colaborador de seu time;
- Distinção entre momentos de coaching, direcionamento e gestão.
O mundo das EMOÇÕES

“A qualidade da intervenção está diretamente relacionada à qualidade interna do interventor.” Bill O’Brien.
Não tem saída! Estamos sempre em uma emoção ou em outra, vivendo cada uma delas num fluxo constante e presente em todos os momentos da vida. Então, por que parece que conhecemos pouco do mundo das emoções? Por que sentimos tanta dificuldade em viver esse fluxo?
O que vamos aprender no Encontro 04:
- O que são emoções;
- As 6 emoções básicas;
- Reconstrução linguística das emoções.
Estados de ÂNIMO

quando pensamos em melhorar nossa performance, geralmente focamos apenas nas ações em si, tais como correr, emitir um relatório, pedalar, realizar uma reunião, dar um feedback ou fazer compras no mercado. Muitas vezes não conseguimos ver que tudo o que fazemos acontece sob um pano de fundo emocional que determina quais ações são possíveis e quais não são.
As ações e os resultados certamente serão diferentes se estamos resignados e achamos que não adianta mais nos esforçarmos pois nada irá mudar, ou se estamos confiantes no futuro e esperançosos de que o melhor está por vir.
Se tentamos controlar cada detalhe de cada projeto e cada movimento dos colaboradores, microgerenciando cada passo, as relações e os resultados vão se refletir no clima organizacional e na sua saúde mental e de seu time.
Sob qual pano de fundo você toma decisões?
O que vamos aprender no Encontro 05:
- O que são os estados de ânimo;
- O que determina os estados de ânimo;
- Os 6 estados de ânimo básicos.
A importância da ESCUTATÓRIA

Estamos cercados de treinamentos acerca de comunicação assertiva, oratória, storytelling como se nossa capacidade de falar fosse a solução para os problemas de comunicação que enfrentamos atualmente. Mas nos parece que esta grande dificuldade de nos comunicarmos e, consequentemente, nos relacionarmos se encontra justamente na incapacidade que temos em escutar.
Pode parecer que não, mas o escutar não se resume ao que “captamos” acerca do que é dito em voz alta. Escutar é interpretar palavras, gestos e emoções para construir possibilidades de compromissos para o futuro.
O que vamos aprender no Encontro 06:
- O que é escutar?
- O que molda nosso escutar?
- Qual o papel do escutar na comunicação e nos relacionamentos?
- O que podemos aprender sobre o escutar?
LIDERANÇA AMANS É PARA MIM?
PARA QUEM É?
Você está cansado de ouvir que precisa ter pulso firme para liderar, percebe que a saúde mental de seu time e a sua própria saúde está indo pelo ralo e se precupa em entregar seus resultados com qualidade sem abrir mão do respeito e da empatia com todas as pessoas as quais se relaciona, esse programa é para você.
PARA QUEM NÃO É!
Se você acredita que a liderança é uma relação hierárquica de comando e controle, manda quem pode e obedece quem tem juízo, que basta ser gerente que você não precisa aprender mais nada e que já resolveu todas as competências do fênomeno da liderança, esse programa não é para você.
ESTRUTURA DA LIDERANÇA AMANS
Atividades síncronas: São 6 encontros on line ao vivo com duas horas de duração cada (total de 18h/aula).
Às quintas-feiras nos dias: 15, 22 e 29/05 + 05, 12, 19/06 (já reserve sua agenda).
Horário: das 19h às 21h.
Atividade assíncronas: Leituras e exercícios de aplicação no cotidiano do trabalho (total de 8h).
Carga Horária Total: 24h
INVESTIMENTO:
De R$600,00 por R$ 300,00
Uma pizza por mês é o que você precisa investir para melhorar sua capacidade de liderança de forma mais humanizada e conectada, e terá acesso à um conhecimento profundo e alinhado à realidade do dia a dia.
Se gostou desse conteúdo e quiser receber nossos artigos, comunicados sobre novas lives,
lançamento de programas de desenvolvimento, se inscreva e nos acompanhe!
CONHEÇA OS FACILITADORES
ANDRÉ MONC

Consultor organizacional em (des)Envolvimento Humano há 17 anos, com certificação internacional como Coach Ontológico Profissional pela Newfield Network – Chile; Programa de Coaching Anvanzado Cuerpo y Movimiento pela Newfiled Network – Chile; Fundamentos da Biologia-Cultural pelo Instituto Matríztica – Chile; Bacharel em Administração de Empresas, Estilista de Pensamento, pai, ciclista amador, baixista e um eterno apaixonado na busca pelo humano.
MARI CARVALHO

Por 15 anos líder de pessoas, negócios e estratégias em Vendas, Trade e Go-to-Market em multinacionais como P&G, Colgate, GSK e Allergan. Empreendedora do setor imobiliário por experimentação e guardiã de um sítio por opção. Aprendiz curiosa por (des)Envolvimento Humano, formada em Neuropsicologia da Tomada de Decisão em Cambridge, Psicologia Social em Berkeley e Liderança Ecossistêmica e Economia Circular no MIT.
